Colunas | NewZ | DataZico | História | Toque de Letra | ZNR Shopping facebook | twitter

Home | NewZ | OUTRAS | Em 07/07/2014

ZICO NA COPA: As bolas paradas e as estratégias marcaram as quartas de final

Por Arthur Antunes Coimbra

E tivemos mais uma rodada de jogos em que não faltou emoção no fim das partidas e sobrou equilíbrio, como já era esperado. Menos gols, times se protegendo mais era o caminho natural de uma Copa do Mundo com muitos gols. E o grande destaque nessa rodada que colocou Brasil, Alemanha, Holanda e Argentina foram as bolas paradas.

No jogo em que o Brasil derrotou a Colômbia, os três gols foram em jogadas de bola parada. Foi assim também que a Alemanha eliminou a França no desumano calor do Rio de Janeiro de 13h. Holanda tirou a Costa Rica nos pênaltis, mas muito mérito para o Navas durante a bola rolando. Só mesmo a Argentina venceu com bola rolando, mas ainda assim num lance de sorte e oportunismo, uma bola que sobrou e não uma jogada de bola rolando.

Por sinal, a gente não cansa de falar nos goleiros. Como estão indo bem nessa Copa do Mundo...

Um bom gancho para começar pelo empate entre Holanda e Costa Rica. A Holanda segue me chamando muito a atenção pela variação tática que o Van Gaal imprime no time entre as partidas e durante os jogos. O goleiro Navas foi decisivo para o zero no placar, mas Cillessen também fez defesas importantes nas poucas vezes em que foi acionado.

O grande destaque nesse jogo foi a estratégia de troca de goleiros na prorrogação. Desde 1998 eu venho comentando que o trabalho de staff na Holanda é forte, com treinadores específicos e grande atenção para detalhes técnicos. E foi assim que Van Gaal ganhou o jogo. Guardou uma substituição, tinha preparado um goleiro maior e treinado para pegar pênaltis. E Krul entrou para garantir a vaga da Holanda na semifinal.

Uma vitória no detalhe estratégico que fez a diferença.

O adversário dos holandeses será a Argentina, que me surpreendeu pela defesa que melhorou muito em relação aos jogos anteriores. A Bélgica tentou, mas a solidez do sistema defensivo argentino, inclusive com boa atuação do goleiro, impediu melhor sorte dos belgas. Acho que a Bélgica poderia ter ido mais longe, mas enfrentou um adversário muito forte e que aproveitou com oportunismo a chance que teve.

No duelo com a Holanda, a Argentina terá que repetir a boa atuação da defesa. Mas é um confronto mais uma vez sem favoritos. Difícil de apostar.

No outro lado dos confrontos, começando pela Alemanha que fez um clássico no Maracanã contra a França. Olha, a Alemanha é o time com o maior número de gols de cabeça na história das Copas. Uma grande equipe que sabe defender e tem muita qualidade no meio. Teve atitude no inicio do jogo, marcou o gol de cabeça que precisava e administrou o resultado no calor de 13h.

Será o adversário do Brasil, que passou com dificuldade e uma baixa muito importante com a perda do Neymar.

O Brasil fez um bom primeiro tempo contra a Colômbia e a questão ainda está no acerto ofensivo do time. A vitória saiu de bolas paradas e com os zagueiros, ponto forte do time sem dúvida. Para o jogo de amanhã, acho que o melhor caminho sem Neymar é popular o máximo possível o meio para evitar que o talento alemão se destaque por ali. E ficar de olho na linha de impedimento deles, que numa jogada rápida pode significar um gol. Além disso, o tema da coluna que são as bolas paradas. Escanteios, faltas, laterais. Vale muita atenção na defesa e olho vivo com as oportunidades no ataque.

A nota triste mesmo foi o Neymar fora por causa de uma jogada imprudente do Zuniga. Uma pena mesmo. A Argentina perde o Di Maria, que também é um grande jogador, mas não se compara em importância ao time com a ausência do Neymar.

Que toda a seleção encontre ainda mais motivação em jogar pelo Neymar, levando na ponta da chuteira a inspiração nele. E que o Brasil vença para decidir a Copa do Mundo no Maracanã.

Até a próxima!




Categorias 

todas as categorias
Zico
Centro de Futebol
Fã Clube
 

Copa da Amizade
Fotos
Videos
Outras

enviar essa matéria por email
versão para impressão

  OUTRAS  (10/09) Zico visita escola de futebol mantida por Míchel Salgado

  OUTRAS  (08/09) Gustavo Scarpa e Walace foram os convidados do Futebol de Verdade

  OUTRAS  (04/09) Goa realiza pré-temporada em Dubai

  OUTRAS  (01/09) Carta aberta de Zico aos interessados em concorrer a presidência da Fifa

  OUTRAS  (01/09)  Philippe Coutinho e Marcelo na Seleção é tema do Noite dos Craques dessa semana

  OUTRAS  (29/08) Remo vence o Vasco e conquista o título da Copa Zico 10 de Masters

  OUTRAS  (29/08) Congresso de Educação e Esporte Zico 10 recebe palestras de educadores

  OUTRAS  (29/08) Veja algumas fotos do I Congresso de Educação e Esporte Zico 10

  OUTRAS  (28/08) Museu Zico 10 é inaugurado em Vitória do Xingu

  OUTRAS  (27/08) Começou a Copa Zico 10 de Masters em Vitória do Xingu


Todo o conteúdo da versão antiga será migrado para esta nova plataforma. Até que essa tarefa seja finalizada, você pode acessar e pesquisar as matérias no site antigo.

 

Copyright © 2003 - 2013, Zico Participações. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Web Site Oficial do Zico para fins comerciais.
Produzido por !CO CanalOficial.net e ClickSolution