Colunas | NewZ | DataZico | História | Toque de Letra | ZNR Shopping facebook | twitter

Home | NewZ | OUTRAS | Em 14/11/2014

Zico e Deba 10 anos depois do primeiro encontro e uma história para contar

Zico teve uma passagem vitoriosa pela seleção do Japão entre 2002 e 2006. A conquista da Copa da Ásia, na China, e a classificação antecipada para a Copa da Alemanha reforçaram a hegemonia nipônica no continente, levemente abalada com o melhor desempenho da Coreia do Sul no Mundial anterior, em que foi terceira colocada.

O Japão obteve resultados expressivos nas Eliminatórias para o Mundial de 2006, e os maiores placares exatamente contra a seleção da Índia, que apresentava um futebol quase amador com muitos jogadores jovens. Só agora, 10 anos depois, os indianos começam a desenvolver o futebol no país e essa é uma das razões para Zico ter aceitado o desafio em Goa.

A foto abaixo ajuda a contar uma história curiosa: o lateral-direito escalado por Zico na Liga Indiana, Debabrata Roy, era o jovem lateral indiano naquelas eliminatórias. A imagem do arquivo mostra o jovem Deba tirando uma foto com o ídolo após o jogo entre Japão e Índia, enquanto na atual o Galinho orienta seu jogador na véspera de uma partida pelo Goa.



Vamos aprofundar um pouco mais...

Japão e Índia se enfrentaram duas vezes em 2004, único ano em que Deba atuou pela seleção indiana e fez 16 aparições. Nos dois jogos ele entrou no segundo tempo e foram duas goleadas imponentes sofridas pelos indianos.

Dia 9 de junho 2004, no estádio de Saitama lotado, Deba, que tinha 18 anos, voltou para o segundo tempo entre os titulares quando o placar já marcava 3 a 0. O Japão venceu por 7 a 0 e a foto de arquivo é dessa partida.

O jogo da volta pela Grupo 3 das Eliminatórias foi uma grande festa para os indianos que ocuparam mais de 90 mil lugares no estádio de Kolkata. E viram uma nova goleada japonesa, agora por 4 a 0. Deba entrou aos 15 minutos do segundo tempo.

- É muito legal situações como essa que o futebol me proporciona. Deba era um menino na seleção rival, hoje um dos jogadores importantes no meu time. Os indianos sofreram 11 gols em dois jogos contra o Japão em 2004, agora tentam se profissionalizar com um processo parecido com o que o Japão fez em 1992. E eu estou aqui como estava lá. São desafios que me movem e coincidências que ajudam a contar a história- analisou Zico.




Categorias 

todas as categorias
Zico
Centro de Futebol
Fã Clube
 

Copa da Amizade
Fotos
Videos
Outras

enviar essa matéria por email
versão para impressão

  OUTRAS  (10/09) Zico visita escola de futebol mantida por Míchel Salgado

  OUTRAS  (08/09) Gustavo Scarpa e Walace foram os convidados do Futebol de Verdade

  OUTRAS  (04/09) Goa realiza pré-temporada em Dubai

  OUTRAS  (01/09) Carta aberta de Zico aos interessados em concorrer a presidência da Fifa

  OUTRAS  (01/09)  Philippe Coutinho e Marcelo na Seleção é tema do Noite dos Craques dessa semana

  OUTRAS  (29/08) Remo vence o Vasco e conquista o título da Copa Zico 10 de Masters

  OUTRAS  (29/08) Congresso de Educação e Esporte Zico 10 recebe palestras de educadores

  OUTRAS  (29/08) Veja algumas fotos do I Congresso de Educação e Esporte Zico 10

  OUTRAS  (28/08) Museu Zico 10 é inaugurado em Vitória do Xingu

  OUTRAS  (27/08) Começou a Copa Zico 10 de Masters em Vitória do Xingu


Todo o conteúdo da versão antiga será migrado para esta nova plataforma. Até que essa tarefa seja finalizada, você pode acessar e pesquisar as matérias no site antigo.

 

Copyright © 2003 - 2013, Zico Participações. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Web Site Oficial do Zico para fins comerciais.
Produzido por !CO CanalOficial.net e ClickSolution