NewZ - em 12/12/2014

Atlético de Kolkata, o adversário do Goa na semifinal

Fundado em maio deste ano, após a criação da Indian Super League, o Atlético de Kolkata é fruto de uma parceria entre o clube espanhol Atlético de Madrid e o astro do críquete indiano (esporte muito popular no país) Sourav Ganguly. O time conta com investimentos de um grupo de empresários, entre eles o bilionário do setor alimentício Sanjiv Goenka.

O Atlético de Madrid que com a franquia pretende expandir seu mercado internacional, ajudou o Kolkata a montar uma equipe com nomes conhecidos do futebol espanhol. Como o atacante Luis García, que jogou a copa do mundo de 2006 pela Seleção da Espanha e tem passagens por gigantes europeus como Barcelona e Liverpool. E o volante Borja Fernández ex-Real Madrid.

Além dos espanhóis, outro jogador que vem se destacando nos jogos do Atlético de Kolkata, é o Centroavante etíope Fikru Teferra, artilheiro do time no campeonato com 5 gols.

O técnico escolhido para comandar a equipe em sua primeira temporada, é o veterano Antonio López Habas, ex-treinador do Valência, Celta de Vigo e da Seleção Boliviana.

O clube fica sediado em Calcutá (ou Kolkata), a cidade é a principal potência do futebol indiano e berço do maior clássico do país, East Bengal x Mohun Bagan, com 90 anos de rivalidade. A Calcutta Premier Division (liga local) é o mais antigo campeonato de futebol do continente asiático com 116 anos de história.

Em função da enorme tradição do futebol local, o Kolkata tem uma média de público em casa de 43 mil torcedores, sendo a torcida uma de suas maiores armas. O time, assim como os outros grandes clubes da região, joga no Salt Lake Stadium, segundo maior estádio do mundo com capacidade para 120 mil pessoas e casa da Seleção Indiana de futebol.

O Clube terminou a primeira fase da liga em 3º lugar com 19 pontos, sendo a equipe que mais empatou na competição (7 vezes). Apesar da classificação para as semifinais o retrospecto do Kolkata no 2º turno não foi dos melhores, somando apenas 7 pontos em 21 disputados, a equipe conquistou somente uma vitória no returno.

O Goa enfrenta o Atlético de Kolkata dia 14, fora de casa no Salt Lake Stadium. E dia 17 em casa no Jawaharlal Nehru Stadium.