NewZ - em 13/01/2015

Futebol de Verdade: Zico avalia clubes cariocas e a Bola de Ouro da FIFA

Em sua participação nesta segunda-feira, no programa Futebol de Verdade da Rádio Globo, Zico comentou sobre a semana dos clubes cariocas na fase de pré-temporada e a eleição de melhor jogador do mundo da FIFA.

Zico, Juninho Pernambucano e o apresentador Felipe Cardoso, receberam no estúdio o técnico e ex-jogador Abel Braga, que além dos temas propostos na mesa, também falou sobre momentos de sua carreira, como sua experiência como jogador e treinador no futebol francês e suas passagens recentes por Fluminense e Internacional.

O Galinho começou o programa falando sobre o Flamengo, segundo ele o time está se preparando bem para as competições deste ano. Zico destacou as boas contratações que o time fez e a pré-temporada com jogos difíceis, que servirão de teste para a equipe. Como o amistoso que será realizado neste domingo (18/01), contra o campeão ucraniano Shakhtar Donetsk.

- Domingo é que a gente já vai começar a ver, por que é um grande jogo. O Shakhtar está treinado no centro de futebol (CFZ) e eu estive lá recepcionando eles, é um time com jogadores com muita qualidade e naturalmente domingo será um bom teste tanto para o Flamengo quanto para o Shakhtar. – Comentou Zico.

Sobre o Fluminense, que está realizando a pré-temporada em Orlando nos Estados Unidos, o apresentador Felipe Cardoso questionou Zico sobre as declarações do volante Jean, que se disse preocupado com o atraso no pagamento dos direitos de imagem dos jogadores vinculados a ex-patrocinadora Unimed.

O Galinho afirmou esperar que não aconteça com o Tricolor esse ano, o que aconteceu com o Botafogo ano passado, quando os problemas fora de campo tiveram fator fundamental na temporada ruim do time. Zico ainda disse que os jogadores precisam confiar na diretoria e que está faltando diálogo entre os dois lados.

Em relação ao Botafogo, todos concordaram que a permanência do goleiro Jefferson foi a grande vitória do time até o momento. Zico ainda afirmou estar confiante no trabalho da nova diretoria do clube e no gerente de futebol Antônio Lopes. Segundo o Galinho a seriedade do novo comando Alvinegro, que assume as limitações da equipe e mantém os pés no chão é a sua principal virtude.

Já sobre o Vasco, que volta a Série A do campeonato brasileiro, Zico acredita que o time precisa reforçar as laterais, porém destacou as boas contratações que a equipe fez, como a do meia Marcinho.

- O Vasco precisa de jogadores velozes pelos cantos, para ajudar no meio e na saída rápida, laterais principalmente. – Comentou Zico sobre a falta de velocidade do time pelos cantos.

Na segunda parte do programa, que contou com a participação de Abel Braga, foi debatida a Bola de ouro da FIFA, que este ano foi dada para o português Cristiano Ronaldo. Para Juninho Pernambucano e Abel Braga a premiação foi justa, já Zico achou que o vencedor deveria ser o goleiro da Seleção Alemã e do Bayern de Munique, Manuel Neuer.

- Eu tenho a minha opinião de que a copa do mundo tem um peso maior, então eu ficaria com o Neuer. - Comentou Zico que ainda apontou o fato do técnico campeão do mundo Joachim Low, ter vencido o premio na categoria melhor técnico.

No final do programa, Juninho questionou Zico e Abel sobre a falta de interesse dos clubes europeus em técnicos brasileiros e citou como exemplo o Tite, que apesar de ter sido campeão Brasileiro e Mundial com o Corinthians, não teve propostas de nenhum clube da Europa.

- O pensamento lá na Europa, é de que o futebol brasileiro não precisa de técnico, isso existe, eu ouvi de vários treinadores italianos – Respondeu o Galinho, afirmando que há um preconceito contra os treinadores brasileiros.