NewZ - em 19/01/2015

Futebol de Verdade: Zico avalia a pré-temporada dos clubes Cariocas

Em sua participação no programa Futebol de Verdade da Rádio Globo, nesta segunda-feira, Zico avaliou a semana dos clubes cariocas, que realizaram amistosos e jogos-treino, nesta reta final de pré-temporada.

Zico, Juninho Pernambucano e o apresentador Felipe Cardoso, ainda conversaram com dois técnicos brasileiros que estão trabalhando no exterior. São eles, Antônio Carlos, auxiliar técnico do Shakhtar Donetsk da Ucrânia e o campeão da Libertadores com o Atlético Mineiro, Cuca, que atualmente treina o chinês Shandong Luneng.

Zico começou o programa falando sobre o amistoso Flamengo x Shakhtar Donetsk, realizado neste domingo, no estádio Mané Garrincha em Brasília. O Galinho deu o pontapé inicial da partida que terminou 0x0 e elogiou a presença da torcida do Flamengo no estádio, que mesmo com o forte calor que estava fazendo compareceu ao jogo e apoiou o time.

Sobre a partida Zico disse que foi um jogo com altos e baixos, mas que valeu como uma boa preparação para o time do Flamengo, o Galinho ainda elogiou o atuação do goleiro Paulo Victor.

Já sobre o Fluminense, que está em pré-temporada nos Estados Unidos e perdeu para o Bayer Leverkusen por 3x0 e para o Colônia por 3x2, Zico afirmou que o time titular deveria ter ficado mais tempo em campo, dessa maneira o Tricolor poderia ter obtido melhores resultados.

- Eu acho que 45 mintos é muito pouco, não da pra nada, eu acho que você deve colocar pelo menos 65 a 70 minutos. – Comentou o Galinho, sobre o fato dos titulares terem sido substituídos no intervalo dos jogos.

Em relação às derrotas de Vasco e Botafogo em jogos-treino realizados neste fim de semana, contra equipes pequenas do futebol do Rio, Zico disse não se preocupar com os resultados já que segundo ele, jogo-treino é feito para mexer e testar várias formações, diferente de amistosos que são partidas oficiais e o time tem que entrar para ganhar.

No final da primeira parte do progrma, Zico e Juninho ainda debateram sobre o interesse do Flamengo em jogadores do Fluminense. Ambos enchergam em Cícero um bom nome para o meio-campo do Flamengo, segundo Zico um meia que penetre na área e saiba fazer gol é exatamente o que o Rubro-Negro precisa.

Na segunda parte do progrma foi realizada uma conversa com o ex-zagueiro do Palmeiras e da Seleção Brasileira, Antônio Carlos, que trabalha atualmente como auxiliar técnico do Shakhtar Donetsk e está no Brasil acompanhando a turne do time pelo país. O ex-jogador concordou com Zico quando os dois conversaram sobre a desvalorização do jogador brasileiro no exterior e citaram como exemplo o caso de Ricardo Goulart e Diego Tardeli, que foram destaques no Brasileirão do ano passado e estão indo para o futebol chinês, ambos sem nenhuma proposta de grandes clubes europeus.

No final do programa o técnico brasileiro Cuca, participou por telefone e contou sobre sua experiência no futebol chinês. Ele comanda o Shandong Luneng, time dos brasileiros Diego Tardelli e Vágner Love e do argentino Walter Montillo. O treinador comparou o trabalho que está sendo feito na China hoje, com o que foi feito no Japão na época que o Zico foi para o Kashima, segundo ele o futebol chinês está investindo na profissionalizaçaõ do esporte, trazendo vários estrangeiros para ajudar neste processo.